iz pele do bebe
iz pele do bebe

A Pele do Bebê

Muito ouvimos falar que a pele do bebê é sensível e requer cuidados.

Esta é uma afirmação que todos concordam, mas já parou para se perguntar o porquê?

A pele do bebê a termo (aquele que não é prematuro) já tem estrutura semelhante à do adulto desde o nascimento. O que existe é uma diferença funcional.

A proporção da superfície cutânea e volume corporal é de 3 a 7 vezes maior que no adulto, levando a uma maior absorção de substâncias através da pele, fator que é amplificado por oclusão com roupas e umidades local e ambiental.

Outra diferença funcional é nas glândulas que regulam a temperatura corporal. Elas ficam maduras a partir do sexto dia de vida nos bebês a termo e a partir do trigésimo dia nos prematuros.

Cuidados Diferenciados

São estas diferenças funcionais que fazem com que a pele do bebê demande cuidados especiais, tais como evitar o contato com substâncias irritativas, não extrapolar tratamentos prescritos para adultos e preferir roupas confortáveis e adequadas para a temperatura ambiente.

Nem tudo, no entanto, requer urgência ou intervenção na pele dos recém nascidos.

Algumas alterações são esperadas nos primeiros dias e têm resolução espontânea, tais como uma leve vermelhidão, descamação, o vérnix caseoso (algo como uma substância graxenta na superfície da pele) e milium (semelhantes a pequenos cravos claros).

Devido à delicadeza e carinho que nos inspiram, os bebês geram muitas dúvidas no seu cuidado, mas conte sempre com o seu pediatra e o seu dermatologista para te auxiliarem neste processo.

E lembre-se, estamos aqui se precisar.